terça-feira, 7 de julho de 2009

Vale a pena fazer faculdade?

Recentemente, me coloquei a pensar sobre o custo de uma faculdade versus o seu real benefício. Mas antes de expor as minhas percepções, gostaria de abrir um parênteses.

(Eu me perguntei “Vale a pena fazer faculdade?”. Mais do que responder a esta pergunta, eu fiquei motivada a entender porque nós usamos este termo “vale a pena” para designar de algo realmente faz sentido. Descobri, em minhas buscas na internet, que este termo se originou na mitologia egípcia. De acordo com o Livro dos Mortos (Livro da Saída da Alma à Luz), no julgamento final de Osíris, a sua alma se apresenta e são colocados em uma balança o coração físico da alma – que fora mumificado – e uma pena, representando a consciência terrena. Se o peso do coração superasse o peso da pena, a alma estaria livre. Com isso, surgiu a expressão “Valer a pena”, que hoje é usada para designar a idéia de que algo ou alguma experiência compensa ou não. Daí surgiu também a expressão: Tudo vale a pena, se a alma não é pequena)

Pronto. Depois destes parênteses enormes, vamos ao que interessa: Compensa fazer faculdade?
Me formei no curso de jornalismo, de quatro anos, da Universidade Metodista de São Paulo em 2008. Foram quatro anos marcantes, porque fazer faculdade era um sonho meu e a profissão que escolhi era quase um estilo de vida.

O investimento total que fiz, contando apenas o valor da mensalidade, foi de aproximadamente R$ 40 mil. É claro que gastei um valor representativo de condução, Xerox, trabalhos, livros, material e comida. Vamos ignorar estes gastos.

Foi um alto investimento, que representa o valor de uma entrada na compra de um imóvel, um carro novo ou até mesmo uma viagem para o exterior com um certo luxo.

As experiências que vivi na faculdade, conhecendo pessoas inteligentes, teimosas, brilhantes, chatas, pentelhas, educadas com os mesmo interesses que eu, foi poderosa. Na faculdade, conheci professores interessantes e instigantes. Eles nunca entregaram receitas ou fórmulas, mas colocaram nossas cabeças para pensar. Talvez, o conteúdo tenha apenas me introduzido no mundo jornalístico, mas não me ensinado todos os detalhes para ser uma ótima profissional. Afinal, como todo acadêmico costuma dizer: a experiência na prática é que vai trazer a perfeição ou a busca por ela.

Na faculdade, eu testei formas de fazer atividades, pesquisei vários assuntos que talvez não teria pesquisado por conta própria, falei com muitos profissionais de mercado e conheci suas histórias, fiz trabalhos marcantes, que me acrescentaram como pessoa e não somente como profissional. Usei e abusei da estrutura da faculdade para ter contato com equipamentos, espaços e afins.
Através da faculdade, consegui meu primeiro estágio no primeiro ano da faculdade e deslanchei para vários outros estágios e o meu tão sonhado emprego. Desde o segundo semestre da faculdade não sei o que é ficar sem trabalhar. Como estagiária nunca tive férias, mas agradeço por cada experiência que acumulei.

Hoje, sou uma profissional que quer muito mais. Mais estudo, mais conteúdo, quer conhecer mais pessoas, quer trabalhar muito mais e em outras áreas. Posso dizer que já trabalhei em quase tudo que a minha profissão permite. Não sei se foi o diploma que me colocou onde estou hoje ou se foi a minha busca e o meu desejo. Posso dizer que sem este diploma talvez eu não conhecesse nem metade do que eu conheço hoje (ou não – nunca vou saber).

Em minha opinião, continua valendo a pena fazer faculdade e investir nela, desde que as expectativas sejam por experiências e não por fórmulas para o sucesso. Portanto, quando se quer investir na faculdade, é preciso pensar muito e escolher bem.

2 comentários:

  1. Com certeza, valeu a pena! Você tem uma carreira brilhante pela frente. Ouvirei muito falar de vc ainda, com certeza. Sucesso, Patrícia!

    ResponderExcluir
  2. Não te achei no Facebook, gostaria de seguir você nessa brilhante jornada. Abç.

    ResponderExcluir

Diga o que pensa. Expresse sua opinião.