quinta-feira, 30 de julho de 2009

Dívidas são como uma bola de neve

Consumismo. Eu acredito que o consumismo é uma doença. Afinal, comprar supérfluos em grande quantidade sem um objetivo específico pode ser considerado doença.

O impacto que altas comprar em cartão de crédito será no mínimo o consumo de todo o seu salário. E isto impactará em não ter liberdade financeira, gastos excederam o seu salário e você se enfiará em uma grande bola de neve, na qual apesar de menos dívidas, o valor será sempre crescente.

Não adianta comprar livros de auto-ajuda, quebrar o cartão de crédito. Afinal, você consegue fazer uma dívida até mesmo verbalmente. É uma loucura. Quando o consumismo pega a pessoa de jeito, é preciso cortar o mal pela raiz. Isto quer dizer fazer uma “reeducação financeira”.

O primeiro passo é diminuir os seus limites de crédito, cheque especial e afins. Acima de tudo, é preciso abolir as folhas de cheque. O objetivo desta ação é: se você for compulsiva, quando acabarem as suas opções, o rombo da dívida será menor.

O segundo passo deve ser reduzir as dívidas mês a mês. Tente abdicar e cortar qualquer tipo de gasto que é desnecessário. Se você acha que tudo é necessário, tente cortar o menos importante ou que terá menos impacto se você viver sem. Por exemplo, eu cortei assinatura de revistas, conta de celular e saídas aos finais de semana. Em contrapartida, fiquei refém do meu cartão de crédito, porque quando eu saia, eu comprava. Então, a próxima dica é evite lugares em que você estará em uma situação de consumo. Por exemplo: shopping, lojas, ruas com muito comércio e afins. Toda vez que eu freqüento algum destes lugares, eu me enfio em dívida. Por isso, a ordem da reabilitação é: não freqüente. Não precisa ser uma decisão eterna. Você pode cortar isto apenas até se reabilitar. É uma medida drástica para resultados no curto prazo.

O próximo passo é fazer uma programação de pagamento de dívida. Você precisa se programar para quitar todos os seus débitos. E toda vez que conseguir pagar os débitos, você deve comemorar. Afinal, isto será motivador para você resistir às tentações no meio do caminho. Veja como você está à caminho da liberdade financeira. Ótimo. Se você conseguiu fazer tudo o que eu te disse até aqui, já está quase reabilitado.

O último passo é se submeter à todas as tentações e ver se volta a comprar e gastar compulsivamente. Se você voltar, procure um psicólogo ou psquiatra, porque a coisa está feia. Significa que nada adiantou.

Você deve estar se perguntando: Mas em que estágio você está para ficar me dando dicas? Eu estou no estágio de eliminar todas as tentações. Estou abdicando de muita coisa e estou tentando me livrar de hábitos de consumo. Estou também me livrando de dívidas. Acredito que no mês de setembro devo estar livre de dívidas de crédito. Em outubro eu escrevo um post para dizer como estou financeiramente. Mas eu acho que agora eu aprendi a lição ou pelo menos estou no processo de aprender a lição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que pensa. Expresse sua opinião.