quinta-feira, 16 de julho de 2009

Jornalistas são insensíveis ou impotentes?

Ontem eu tive uma grande surpresa. Ao arrumar as minhas bagunças do quarto, encontrei o DVD de uma reportagem que fiz no 3º ano da faculdade sobre pessoas que moram em áreas de risco no ABC. Ao terminar de assistir, comecei a chorar compulsivamente. Minha mãe inocente disse que é normal sentir saudade da fase boa da faculdade. Mas o meu ponto é que eu não chorava de saudade. Chorava por me sentir um monstro. Sabe por quê?

Ao ver aquelas pessoas contando as suas histórias, abrindo as portas de sua casa, mostrando toda a batalha e tudo o que estão passando... eu me senti um pouco aproveitadora. Afinal, eu estava lá entrevistando eles para aprimorar minhas técnicas jornalísticas e para conseguir uma pontuação em telejornalismo. Eu não pude transformar, alterar em nada a vida daquelas pessoas. Todos falavam com um olhar de esperança para que tudo aquilo mudasse. E eu estava lá apenas para ouvi-los. O máximo que aquela reportagem surtiu de impacto foi a veiculação na televisão da metodista. Eu não sei se na época fui insensível demais para ver como eu estava sendo aproveitadora da desgraça alheia ou se eu simplesmente era uma jornalista, como tantos outros, impotente para mudar algo.

O fato é que eu chorei. A minha vontade era pegar o meu carro e ir até aqueles morros e ver como estavam aquelas pessoas maravilhosas. Eu não tiro delas toda a culpa que eles têm por estarem vivendo daquele jeito. Mas eles foram espetaculares e super receptivos.

Acho que foi por isso que escolhi ser jornalista. Eu posso não mudar a vida das pessoas, preciso ser forte para ouvi-las, mas eu sou estas pessoas uma ponta de esperança. Não queria que este texto parecesse piegas demais. Peço desculpas se pareceu... Mas é isso.

2 comentários:

  1. Ai, eu também fiquei assim há uns meses atrás, com as chuvas do Nordeste. Por conta do meu trabalho, ficar monitorando 24h a desgraça alheia não foi fácil. Mas é o nosso trabalho, né?! Paciência...
    Invista no trabalho voluntário, camapnhas de doação. Não salvaremos o mundo em um dia, mas já vamos fazer a nossa parte!! ;)
    Bjos! =)

    ResponderExcluir

Diga o que pensa. Expresse sua opinião.