sexta-feira, 31 de julho de 2009

O fim do Crepúsculo

A minha história com a Saga de Crepúsculo, livro redigido por Stephanie Meyer sobre o amor entre uma humana e um vampiro, começou quando eu assisti ao filme baseado no livro. O filme era uma febre entre as minhas primas e resolvi assistir. A primeira vista, achei muito envolvente e sem fim. Isto me instigou a pesquisar mais a respeito. Foi quando eu cheguei nos livros que dão continuidade à história. Não posso negar. Eu comprei os quatro livros (Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer).

Crepúsculo
A leitura do Crepúsculo foi maravilhosa. Em uma semana consegui ler o livro inteiro. O romance entre a protagonista Bella Swan e o vampiro Edward Cullen me fez relembrar aquelas velhas sensações da adolescência. O amor incondicional e instantâneo entre ambos foi avassalador. Além disso, todo o suspense e ação que envolvem o livro fazem com que a leitura seja natural. No final do livro Bella é atacada pelo vampiro James, que logo é abatido pela família Cullen. Eu me senti completamente envolvida. E queria saber mais.

Lua nova
Para uma pessoa que havia acabado de ler Crepúsculo (cheio de tramas, ações, paixão, etc), o Lua Nova foi um pouco morno. Ele já é mais focado na dor que Bella sente ao ser abandonada pelo Edward. Isto faz com que ele se envolva mais com o seu amigo lobisomen Jacob. Se não houvesse o novo sentimento surgindo entre ela e Jacob, acho que este livro seria um desastre.

Contudo, ao mesmo passo que surge este envolvimento entre ambos, eu acredito que para aqueles que esperam uma continuação entre a paixão de Bella e Edward foi muito desastroso ver a heroína destemida em completa confusão de sentimentos, principalmente tentando fugir das responsabilidades que tinha ao não abrir mão do relacionamento com Jacob.

Particularmente, morri de ódio da Bella por tanto egoísmo. Afinal, ela sabia que Jacob estava completamente apaixonado. Ela queria o Edward e mesmo assim não abria mão do amigo lobisomen.

Eclipse
Eclipse é um livro para ninguém colocar defeito. Com a volta de Edward para a vida de Bella, tudo parecia resolvido. Contudo, Victoria - a companheira do vampiro James que foi abatido no primeiro livro, volta em ação e agora com a missão de acabar com Bella, de forma dolorosa e lenta para vingar a morte de James. Enquanto o triângulo amoroso entre Bella, Edward e Jacob se desenrola na trama de forma bastante avançada, Victoria estrutura um exército de vampiros para destruir Bella. O livro detalha uma batalha entre este exército e a família Cullen e lobisomens de La Push (que se juntam para salvar Bella).

Foi simplesmente sensacional. E como se não houvesse o suficiente, Bella estipula um prazo para ser transformada em vampira. Contudo, Edward estabelece a condição de que só faria isto após o casamento. Bella que não pensava em se casar precisa tomar a decisão e, obviamente, ela opta pelo casamento. Neste livro, a autora já coloca algumas percepções de Bella de que ela tem medo de se transformar em vampiro e não sentir mais as sensações e desejos humanos que ela sentia por Edward. Vale lembrar que nesta altura da trama, Bella e Edward ainda não tinham relações sexuais ainda . O livro acabou com um gosto de quero mais.

Amanhecer
O último livro da saga relata o casamento entre Edward e Bella. A Lua de Mel (regada a sexo), que aconteceu aqui no Brasil, inclusive. E foi na lua de mel que Bella se descobre grávida. O livro conta a trajetória e concepção de um filho metade humano e metade vampiro. Afinal, Bella ainda não tinha sido transformada em vampira.

Após um enredo cheio de dor e sofrimento, nasce a filha de Edward e Bella, que se chama Renesmee. E foi justamente no nascimento de Renesmee que Edward precisou transformar Bella em vampiro, pois ela estava prestes a morrer, devido ao parte extremamente dolorido. Como vampira, Bella se mostrou extremamente sensual, forte, controlada no que tange o desejo de sangue e afetiva, mantendo ainda o apetite sexual extremamente aguçado por Edward.

Mas o grande problema chave desta trama era a Renesmee, um bebê que só comia, ou melhor, bebia sangue como alimentação, tinha pulsação e sono; contudo crescia muito rápido e tinha o poder de passar para a mente das pessoas o que ela pensava. Crianças assim eram extinguidas pelo Clã de Vampiros da Itália e logo eles vieram em busca de Renesmee.

O enredo se desenvolve na preparação dos Cullen para a batalha contra os vampiros italianos que eram cheios de poderes. E foi justamente na batalha que o poder de Bella é extremamente importante e a chave para que tudo se solucionasse. É claro que a doce irmã de Edward, Alice foi fundamental para que tudo se resolvesse. Neste livro, um ponto que foi extremamente surpreendedor foi o fato do Jacob se apaixonar por Renesmee, aifnal ela era apenas um bebê. Mas a história consegue ter um final feliz sem nenhuma pedofilia.

Para mim, o final do livro foi um grande adeus. Afinal, eu já estava acostumada a conviver com todos os personagens do livro. Chegava até a sonhar com algumas cenas conforme lia os livros. Foi emocionante para mim. Tudo bem, eu assumo que é um romance bem melodramático e cheio de frases batidas como “quero ser sua por toda a nossa existência”. Não posso negar que fiquei desapontada com o livro, justamente porque eu esperava uma continuação que me surpreendesse mais.

De qualquer forma, existe ainda o livro que conta crepúsculo sob o ponto de vista de Edward. Comecei a ler, mas parei, porque achei que era muita baboseira. Toda a imagem que já tinha construído a respeito dele estava sendo desconstruída e não tive mais vontade de continuar a leitura.

Para quem quer saber o que acontecerá no desenrolar da história, este foi o meu resumo e a minha opinião. Sem críticas à construção literária , pois eu acredito que Stephanie começou um novo estilo. Não está certo e nem errado. Está diferente.

Para quem gosta de Harry Potter e busca Crepúsculo, fica o recado : Crepúsculo não é um livro cheio de fantasias e cenas abstratas.

Sugiro Crepúsculo para pessoas que gostam de romances, estão abertos a histórias diferentes e não ao que já está construído na opinião pública a respeito de vampiros e lobisomens. O livro é criativo e estabelece outras realidades para estes seres míticos.

Estou aguardando ansiosamente pelos outros filmes. Eles terão muito mais ação agora.

5 comentários:

  1. Ai, pior que os filmes nunca chegarão perto da história, vai...rsrsrsrsr

    Bjos! XD

    ResponderExcluir
  2. Itamar_Shalom (itaneo@hotmail.com)10 de abril de 2011 às 09:13

    Agora me diga uma coisa é falta de uma vida pra se viver é. ficar adorando uma trama surreal, que por mais diferente que seja daquilo que a opinião pública acha sobre vampiros e lobsomens, É SURREAL. VAMPIROS E LOBSOMENS NÃO EXISTEM e esse tipo de romance, desculpem desaponta-las, NÃO EXISTE. Acreditar nisso é viver toda a vida buscando uma fantasia e viver de fantasia é esperar por algo que nunca irá acontecer, resultado, frustração. vamos parar de perder tempo com fantasias ta na hora de vocês mulheres, jovens, adolescentes, assumirem a condição realista de vocês e parar de ficar babando um romance sentimentalista e embasado somente no desejo isso é deprimente e é o que a autora passa no filme (nem sei se essa foi a intenção dela, mas conhecendo o que conheço dela...duvido).
    Porque acabou e não saciou? ja parou para se questionar sobre isso???

    porque esse tipo de relacionamento, puramente sentimental, NÃO É A ÁGUA QUE SACIA A SEDE DO HOMEM, não é assim que é pra ser os relacionamentos fadados e escravizados pelos sentimentos.
    Amor entre um homem e uma mulher é o equilíbrio entre a razão e a decisão tendo como sobremesa o sentimento não tendo este como a principal razão de tudo.
    MULHERES VAMOS CRESCER, SER MADURAS NÃO TEM COISA MAIS ENCANTADORA QUE UMA MULHER QUE NÃO VIVE DE FANTASIAS. E A HUMILDADE É O QUE AS DEIXAM MAIS LINDAS AINDA. A ALMA DE VOCÊS É QUE MAIS ENCANTA E NÃO O CORPO. BUSQUEM MULHERES QUE SOUBERAM SER MULHER, NÃO FEMINISTAS, MULHER E AS TOMEM COMO EXEMPLO.

    SHALOM

    ResponderExcluir
  3. seu itamar
    se nao houver a fantasia,os sonhos o sureal e vivermos presos a realidade sera um horror pois a realidade e cruel ,e poder sonhar ajuda a sairmor dessa crueldade real

    ResponderExcluir
  4. Shalom nao querendo ser muito critico mais vc acabou de falar muita merda a fantasia nos trai o melhor de nos nao em um tipo de escape de realidade apenas tenta forma mais real aquilo que as pessoas sonhao ;P

    ResponderExcluir
  5. Meu nome e Felipe felipegomesinacio@hotmail.com
    Sou a mesma pessoa ki comentou em cima.Shalon se vc nao foi amada nao presisa dizer que romances nao existen pois eles existem e isso vc nao pode negar pq eu sou prova viva disso e tenho certeza que existen outras pessoas que Tmb são, então busque um amor e pare com essa coisa de feminismo pq nao vai ti levar a nada como o machismo(Nen sei si ta certo ahsuhaushausha) Tmb.

    ResponderExcluir

Diga o que pensa. Expresse sua opinião.