quarta-feira, 8 de julho de 2009

Como ganhar dinheiro em um funeral?

A morte do Rei do Pop Michael Jackson foi cercada de incertezas. No dia em que o coração do cantor parou de bater, enquanto ainda nem havia um comunicado oficial, a imprensa online já comunicava a morte do artista. Depois disso, seguiram as investigações (tanto da polícia quanto da imprensa). Cogitaram que Michael utilizara drogas, o médico o havia dopado, durante ensaio para a turnê “That is it” ele teria fraturado ossos e agoniado de dor, enfim... História era do que não faltava.


Depois de uma série de programas recuperar histórias de anônimos ao lado de Michael Jackson, começou a repercutir o prejuízo que seria não ter mais a turnê do cantor. A saída que encontraram para este “rombo”? Um verdadeiro Show.


Artistas, personalidades, familiares fariam uma espécie de celebração para o Michael Jackson. Tal evento não seria gratuito, seria cobrado. Então, o funeral - que como o nome mesmo diz deveria ser fúnebre - se transformou em um show ou uma novela – dependendo do ponto de vista. Como uma espécie de premiação hollyoodiana, artistas entravam no palco e diziam textos prontos, alguns até engraçados fazendo a platéia rir e se entreter.


Qual era o objetivo daquilo mesmo? Não concordo que as pessoas devam sofrer a morte, chorar compulsivamente... Mas um funeral é um momento de despedida, de reflexão... As pessoas devem pensar na importância daquela pessoa que morreu. No caso, a morte de Jackson foi celebrada com música, performances e afins. Acho que as pessoas estavam mais preocupadas na música que Mariah Carey cantaria ou nos bailarinos sorridentes dançando ao fundo.


Isto mostra que Michael estava na terra prestando um serviço. Ele era um prestador de serviço: cantar, dançar e causar polêmicas. Duvido que existe algum tipo de respeito e amor entre as pessoas que “curtiram” o funeral do cantor. Estavam todos lá na expectativa de Michael levantar do caixão a qualquer momento e dançar Thriller?

Sinto pena e nojo do show em que se transformou a morte de um verdadeiro herói. Deveria ter sido um ato de respeito. Um minuto de silêncio. Uma despedida silenciosa. Não deveria ter sido uma comemoração.


Espero que cada um entenda os limites entre o real e o surreal. Este evento completamente teatral transformou uma perda em ganho (ganho de dinheiro em cima de um corpo, um cadáver).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que pensa. Expresse sua opinião.