quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Medo do diploma, ou melhor, da concorrência

Nesta semana, o ministério da Educação divulgou os indicadores do Censo da Educação Superior 2007. Além do fato de que existem quase 5 milhões de estudantes universitários em instituições de ensino pública e privada, um dado que assusta e impacta no dia-a-dia do próprio universitário são as carreiras mais concorridas.

De acordo com o censo, administração foi o curso que mais teve alunos matriculados, alcançando 798.755 matriculados, sendo que destes 120.562 concluem o curso.

A segunda carreira mais procurada é Direito (613.950 matriculados), seguida por Pedagogia (335.180 matriculados), Engenharia (314.192 matriculados), Comunicação Social (221.901 matriculados) e Enfermagem (213.098 matriculados).

O fato é que estas profissões “top de escolha” assustam os estudantes. Afinal, mal acaba a corrida para passar no vestibular e você já deve começar a outra para entrar no mercado de trabalho. Quem sair por último da fase “calouro” perde a corrida e fica sem emprego. Afinal, a concorrência nas profissões acima é amedrontadora!

Estou com medo, não só porque sou jornalista e o meu curso está no topo da lista dos mais procurados, mas porque cada vez mais aumenta a concorrência!

Fique atento! Ter o diploma não é uma garantia de emprego bem remunerado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que pensa. Expresse sua opinião.