quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Marina Silva seria o Barack Obama brasileiro?

A possível candidatura de Marina Silva (PT-AC), ex-ministra do Meio Ambiente, para a presidência me fez parar para pensar um pouco a respeito. Pelo o que circula por aí, Marina deve se candidatar pelo Partido Verde (PV), já que Dilma Rousseff é a escolhida do PT. Cheguei a pensar até que Marina Silva seria o Barack Obama brasileiro. Mas, ao fazer comparações, logo percebi que realmente a única semelhança é que ambos são negros.


Apesar do fato de ambos serem negros e representarem uma raça que vem sendo desfavorecida na sociedade por questões que envolvem preconceitos raciais, a eleição dela como presidente marcaria pela quebra de dois paradigmas: Uma mulher negra. Seria a primeira mulher negra presidente do Brasil. O fato de ser negra, no Brasil, não deve ser o grande paradigma, pois se trata de um país composto pela mistura de raças. Mas o fato de ser uma mulher, definitivamente, seria inusitado, até mesmo porque as mulheres são desfavorecidas em cargos de alta gestão. Quantos presidente de empresas você conhece que são do sexo feminino? Infelizmente, os homens ainda dominam os cargos de gestão.


Fora isto, vamos a questão política. Barack Obama disputou a presidência pelo maior partido político do País. Já o Marina deve disputar por um partido de pouca representatividade nacional. Após a totalização dos votos, em 3 de outubro de 2006, o Partido Verde atingiu 3,6 % de votos válidos, com 3.368.560 de votos válidos.


Não me assustaria se Marina tivesse alta representatividade. Afinal, o Brasil adora eleger candidatos que trabalham em prol de minorias. O Brasil é aglomerado de minorias. Não vou negar que simpatizo com Marina Silva e com Lula, bem como com a Soninha (PPS).
E você, o que pensa a respeito?!

Um comentário:

  1. Não apostaria na Marina...mas a Dilma....ah, essa tem futuro!
    Aécio e Serra tb teriam bom resultados...

    Bjs

    ResponderExcluir

Diga o que pensa. Expresse sua opinião.