quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Isto é a vida: uma bola de neve

Um pouco melodramática, um pouco apaixonada, muito trabalhadora, extremamente comprometida comigo mesma, confusa às vezes, perdida também, assertiva, decisiva, reflexiva, explosiva. Penso, por muitas vezes, como seria bom se houvesse um livro da vida.

Alguém que te observasse desde quando nasceu, acompanhou cada passo seu, conversou com todos que um dia se relacionaram com você e depois reunisse todo este material e contasse e interpretasse a sua vida sob o ponto de vista de outrem. Tudo seria tão simples de se entender.
Imagine, que alguém poderia dizer que esta decisão que você está tomando agora é reflexo do que te ocorreu em determinado período. Esta sua postura diante de determinados assuntos é fruto de algo ou de alguém. Isto que você acha que é novo e que está buscando pela primeira vez, é algo que você busca desde o berço.

Estou lendo o livro “A Bola de Neve – Warren Buffett e o negócio da vida”, no qual a jornalista Alice Schroeder acompanhou a vida deste executivo, o entrevistou e entrevistou familiares e pessoas que acompanharam ele na caminhada de sucesso financeiro dele. É simplesmente encantador ver como tudo se encaixa na vida. Pensamos muitas vezes: “Por que isto está acontecendo comigo, agora?”, ou “Será mesmo que eu preciso passar por isso?”, ou “Tem coisas que não fazem o menor sentido mesmo?”. Quando dizemos isso, é porque realmente não temos ideia de como tudo se encaixa na vida.

Tenho medo de estar errando demais para acertar. Tenho medo de estar caminhando rápido demais. Tenho medo estar fazendo tudo de um jeito que pode dar errado lá na frente. Mas a vida é justamente isto: um jogo de tentativa e erro. O que realmente deve ficar registrado em nossas mentes são as coisas que fazem sentido. Se formos pensar nos exageros, nos erros, no que pode ou não acontecer, deixamos de viver hoje para planejar o amanhã.

Sei lá. Esta é a mensagem que passou em minha cabeça e gostaria de compartilhar. A vida é mesmo uma bola de neve, que vai passando e juntando partes pequenas, pequenas partículas, que se transformam em grandes coisas.

Um comentário:

Diga o que pensa. Expresse sua opinião.