quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Folha de S. Paulo exagera no pessimismo

Na Folha de S. Paulo o título da notícia era “BNDES libera R$ 1bi para socorrer faculdades”. A linha-fina era: “Com juros menores e prazos maiores do que aqueles praticados no mercado, a medida atende a lobby feita pelo setor em fevereiro”.

É incrível como o jornal enxerga todas as medidas do governo pelo lado negativo. A negatividade já está no título, em que o jornalista usa o termo socorrer. Esta linha de financiamento não vai socorrer as instituições de ensino. Ela vai ser mais uma ferramenta financeira de empréstimo que pode ser usada não somente para socorrer, mas para investir apenas ou para capital de giro.

Além disso, o ponto é que não existe apenas lobby por trás da medida, mas também uma necessidade real que foi sentida pelo governo. O governo não simplesmente atendeu uma lobby.
Ele percebeu que fazendo este tipo de linha, em contrapartida ele poderia estabelecer metas de crescimento operacional, qualidade de ensino e afins. Esta linha é uma via de duas mãos e não apenas o favorecimento de um setor.

É por isso que cada vez mais me decepciono com a Folha de S. Paulo. Porque eles sempre olham tudo pelo lado negativo e não enxergam os lados positivos da história. É claro que nós jornalistas precisamos exercitar o olhar clínico e crítico, mas a Folha faz isto “tôo much”, na minha opinião.

Pronto, falei.

Um comentário:

  1. "Vemos todos os lados do fato, vamos além dos outros jornais. "

    Será que vão mesmo?

    FSP é muiiiito boring. Pronto-falei tb! ;)

    Bjs

    ResponderExcluir

Diga o que pensa. Expresse sua opinião.