segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Não se trata de morrer, mas de perder

Pois é. Ontem um tio meu faleceu. Ele era pai de 4 filhos (três meninas e um menino). Era também avô de 3 netinhos. Era irmão de 3 grandes homens (um deles o meu pai). Durante o enterro dele, eu via o meu pai tentando ser forte, mas sem conseguir conter a emoção de vê-lo partir. Via também os filhos deles abalados. Afinal todos eles não viam o pai há algum tempo e agora não o veriam mais.

Naquela sala do funeral lágrimas não faltaram. Eram lágrimas de saudade, de amor, carinho, compaixão. Imagine quantas lágrimas não caíram sobre aquela sala. As minhas lágrimas eram de perda. Talvez a perda maior não tenha sido a minha, porque eu não sou a melhor das sobrinhas. Mas era uma perda para o meu Pai. Devo dizer que ver o meu Pai perder algo ou alguém me fere com a mesma intensidade que eu sentiria se a perda maior fosse minha.

Ao mesmo passo que eu não era a melhor sobrinha, ele também não era o melhor dos tios. Tinha os seus problemas com o alcoolismo e estava internado há algum tempo por conta de uma convulsão. Aos 49 anos ter a vida interrompida é muito ruim. Afinal, você não está no começo da vida e nem está no fim. Está exatamente no meio dela. No grande momento de curtir toda sabedoria que já adquiriu até o momento. O fim da vida dele foi triste e doloroso porque ele mesmo procurou a morte e não fez questão de se tratar.

Em minha opinião, ele não morreu feliz. Porque ele morreu sem o grande o amor da vida dele. Sem os filhos. E com um pai que só sabia criticá-lo. A dor de um enterro como um dele não vem do fato de morrer, porque morrer é inevitável. Mas no fato de perder o jogo no meio da partida. De perder a presença dele, mesmo muitas vezes fosse inconveniente. De perder um tio e, para o meu pai, um irmão.

Espero que ele vá para o melhor lugar neste momento. E que encontre a realização e felicidade, que talvez ele não tenha tido aqui.

Um comentário:

  1. Querida, sinto muito pelo seu tio. Mas eu entendo como ver alguém que vc ama muito perder algo fere a gente mais que tudo...

    Bjs

    ResponderExcluir

Diga o que pensa. Expresse sua opinião.