terça-feira, 15 de setembro de 2009

Porque não aumentar a passagem do ônibus em SP?

A passagem de ônibus de São Paulo hoje é de R$ 2,30. Ela não sofre reajuste há três anos. Agora, vamos entrar em mais detalhes quanto ao serviço de transporte público de São Paulo:

- Profissionais despreparados, mal educados e pouco instruídos (parece que não possuem compromisso com o cliente, não são treinados para lidar com público; além disso é normal motorista fechar a porta antes de todos descerem ou não parar em determinados pontos)

- ônibus sujo (não difícil entrar em um ônibus sujo de vômito – isso aconteceu ontem comigo, com papel e pichações)

- Superlotação (Ao pegar ônibus pela manhã a ordem é enquanto houver uma lacuna entre as pessoas dá para subir mais um. Não existe limite, se existe não há fiscalização). Isso é reflexo de poucas linhas direcionadas para metrô e regiões de alta empregabilidade.

Acho que deveria haver um limite para entrar no ônibus. Passou do limite, o ônibus não consegue sair. Para isso, os pontos de ônibus deveriam ser mais organizados com filas e estrutura para isto.

- Pontos de ônibus são totalmente equivocados (alguns são escondidos, descobertos, sem lixeira próximo, pessoas não se organizam em filas o que faz que seja uma corrida para pegar o ônibus primeiro independente de quanto tempo se espera por aquele ônibus, sem fiscalização e organização). Os pontos de terminais e metrôs são mais organizados neste quesito. Mas como eles são a minoria não faz a diferença.

- Estrutura do ônibus desconfortável (os obesos não tem espaço no ônibus. Não existem assentos para este público que geralmente ocupa duas cadeiras ou espreme os demais no corredor). Além disso, o assento é duro e sujo.

- Falta de circulação de ar. Muitas pessoas se recusam a abrir janelas em dias de chuva ou quando há muito vento. Isto faz com que não tenha circulação de ar no ônibus. Ar condicionado seria o ideal para evitar que pessoas passem mal.

Enfim, problemas com o transporte público é o que não falta. Diante disso, querem apresentar um projeto de aumento do custo do transporte? Eles precisam pensar em soluções para estes problemas e quando o transporte for realmente digno podem cobrar mais caro, pois não me sentirei assaltada. Se aumentarem o custo do transporte público me sentirei lesada, pois as pessoas pouco pensam na população. Este valor de aumento será investido aonde, em que melhoria? É um absurdo.

Se houver aumento, eu acho que a população deveria se organizar para fazer algum tipo de boicote ou protesto, a fim de reivindicar melhorias no transporte público e o fundamental: planejamento.

Não é o tempo que não há reajuste que deve ditar se haverá ou não, mas sim a necessidade e o planejamento.

Um comentário:

  1. Ah, eu concordo! Não adianta aumentar o custo se o serviço continua a mesma coisa. E gongelar o preço não significa necessariamente que o serviço está sendo bem feito.


    Bjos

    ResponderExcluir

Diga o que pensa. Expresse sua opinião.