sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Estadão há 35 dias de censura. Quem eles querem enganar?

Hoje eu estava navegando no site do Estadão como sempre e vi que estava escrito dentro de um Box preto com letras brancas: “Sob censura há 35 dias”. E pensei comigo mesma: “Quem eles querem enganar?”.
Ok. O jornal acredita que está passando por uma censura. Opta por colocar no site um aviso aos leitores que o jornal está sob censura. Mas qual é o objetivo desta ação? Sob o meu ponto de vista, colocar esta mensagem é uma forma de se eximir da culpa de não noticiar um fato importante em relação a nossa política brasileira, caso o veículo não possa dar por conta da determinação judicial.
O Estadão que eu admirava não faria simplesmente isso. Ele iria tentar mudar a situação. Iria tentar se movimentar ou mudar algo. E não apenas aceitar calada isto. Estou muito decepcionada. Dizer que apenas está sob censura, é aceitar o que é considerado inaceitável. É preciso criar um movimento contra esta censura, criar mobilização. Se o próprio jornal não se engaja para fazer com que haja um movimento social, quem irá fazer isto?
Acho que em parte é reflexo de um grupo de jornalistas acomodados com esta situação. Profissionais que perderam o idealismo e vivem a profissão com foco na aposentadoria.
#prontofalei
E estou aberta a escutar opiniões divergentes.

Um comentário:

  1. Ah, mas hoje em dia é tudo assim mesmo. Um banner informando que está sob censura é o bastante. Ah, não é? Bom, acho que colocar receitas no lugar das páginas sobre Sarney faria os anunciantes desistirem de seus espaços...entendi tudo!

    #prontofalei com vc, amiga! Tb acho muito palhaçada!

    Bjos

    ResponderExcluir

Diga o que pensa. Expresse sua opinião.